5 Níveis de Consciência Representados Em Públicos

5 Níveis de Consciência Representados Em Públicos

Além de explicar quais são os 5 níveis de consciência representados em público, irei apresentar o porque é tão importante saber e onde estão localizados nos estágios do funil de marketing. Assim ficará muito mais claro na hora de planejar uma estratégia. Eu vou definir os níveis fazendo referências de público utilizados no dia a dia de um anunciante.

Nível 1: Inconsciente

Este público não sabe se tem um problema, considero topo de funil, de pessoas que não conhecem a minha empresa, meus serviços, meus produtos, por exemplo. Então se é topo podemos definir públicos de interesse, semelhante, aberto e geolocalizado, ok?

A abordagem para este público quando for criar vídeos e textos, pense em uma notícia, uma novidade, uma descoberta, mostrando que há um problema pouco questionado ou explorado, assim fará com que o receptor também se questione. Claro, tudo baseado e ofertado de modo sincero e real, por favor.

Nível 2: Consciente do Problema

Eles já sabem que há um problema a ser resolvido, mas não sabem se há uma solução. Talvez a solução que eles conhecem eles não acreditam, pode ser. Então eu defino este público também de topo de funil, mas trazendo uma abordagem diferente.

A abordagem para este público precisa trazer confiabilidade, segurança, autoridade, transparência, para convence-los que existe sim uma solução cabível. Hoje os usuários estão cientes dos golpes existem e portanto estão receosos e desconfiados, precisando de algo a mais para adquirir ou até recomendar. Penso eu.

Nível 3: Consciente da Solução

Pronto, eles já sabem que há um solução, foi testado e aprovado. Mas qual marca comprar? Qual a melhor? Quais os diferenciais? Perceba que vender na internet não para qualquer um e muito menos são os que permanecem, mas é possível e escalável. Defino este público como topo também, só será meio ou fundo se conhecerem sua marca, caso contrário será topo.

Traga as respostas das perguntas que fiz. Este é um ótimo caminho a ser percorrido para estas pessoas com este nível de consciência. Passando para o próximo nível.

Nível 4: Consciente do Produto

Até que enfim chegou o nível em que sua empresa passa de desconhecida para conhecida, como se as pessoas passaram em frente à sua loja física e até entraram para dar uma olhadinha, mas não compraram. Ainda!

O nível consciente do produto, como o próprio nome diz, são pessoas que conheceram o seu produto, mas faltou o q ali para terem experimentado e adquirido. É aqui que entra a sua relação, o seu convencimento como vendedor. Aplique técnicas de vendas, relacione com o futuro cliente, mostre, compare, sem virar um robô com frases prontas.

O estágio deste público está no meio, são públicos de visualizadores de vídeo, visitantes da página, visitantes do produto, também aqui considero o público de carrinho e checkout, aqueles que ficaram no quase mas não compraram. Só neste público aqui existem muitas e muitas abordagem diferentes que pode utilizar, mas neste post não vou me exceder muito, tudo bem? Vamos ao último nível.

Nível 5: Consciente da Marca

Aqui são seus clientes, são pessoas que compraram de você e são muito importantes por manter a sua empresa de pé. Portanto, relacione com eles, peça feedback deles, ofereça condições especiais, deu um trabalhão trazer eles para dentro, não deixe que o concorrente fisgue-o! Público: purchase, compradores.

Espero que tenham gostando deste texto, onde abordei os 5 níveis de consciência representados em público, trouxe da forma que eu enxergo estes níveis e os públicos respectivos. Até mais! Saiba como criar públicos no Meta clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima