Estrutura de Campanha no Facebook Ads

Estrutura de Campanha no Facebook Ads

Neste artigo, vou comentar sobre a estrutura de campanha no Facebook Ads, ou Meta Ads, como preferir.

A estrutura consiste em entender que existem três etapas para criar, de fato, uma campanha e ativá-la.

A primeira parte é a criação da campanha, onde você define seu objetivo. Ao selecionar o objetivo, algumas configurações iniciais aparecem. Geralmente, muitas pessoas deixam o padrão, porém, existem duas formas de distribuir o orçamento ao criar uma campanha.

Estrutura Meta Ads

Orçamento a nível de campanha (Orçamento de Campanha Advantage)

Caso você ainda não conheça, não recomendo começar com essa opção. Ao definir o orçamento de campanha Advantage, o orçamento será distribuído entre os públicos criados no conjunto de anúncios, ou seja, será testado os conjuntos de anúncios / públicos. Se houver apenas um conjunto de anúncios, todo o orçamento será alocado nele. Se houver dois ou mais, o algoritmo do Meta Ads distribuirá o orçamento com base nas interações e no desempenho dos anúncios.

Exemplo prático: uma estrutura de campanha denominada 1-3-6, que significa:

1 campanha
3 conjuntos de anúncios (públicos diferentes)
6 anúncios (2 por conjunto de anúncios)

 

Estrutura de Campanha

O conjunto de anúncios 1 tem dois anúncios, e o algoritmo otimiza apenas dentro desse conjunto, sem interferir nos outros. Se o orçamento estiver definido a nível de campanha, o Meta Ads distribuirá os valores entre os conjuntos de anúncios com base no desempenho. Por exemplo, se o grupo 3, anúncio 1 gerar mais compras, o algoritmo direcionará mais orçamento para esse conjunto.

Orçamento a nível de conjunto de anúncios (recomendado para iniciantes)

Neste caso, basta desativar o orçamento de campanha Advantage. Assim, o orçamento será definido individualmente para cada conjunto de anúncios.

Existem duas opções de orçamento:

Orçamento diário: O valor mínimo diário é R$ 5,84 (valor em 14 de fevereiro de 2025). Se você definir esse valor, o gasto máximo por dia será exatamente esse.
Orçamento total: O valor mínimo é R$ 163,52, e é obrigatório definir uma data de início e término da campanha.
Se optar pelo orçamento diário, a campanha pode rodar sem data de término e permanecer ativa continuamente.

Testes de Anúncios

Ao distribuir o orçamento no conjunto de anúncios, você pode testar diferentes anúncios dentro de cada conjunto. É recomendável testar pelo menos dois anúncios, idealmente três a cinco, dependendo do orçamento disponível.

Sobreposição de Públicos

Ao definir seus públicos no conjunto de anúncios, é importante verificar a sobreposição de público. Para isso:

Acesse a aba Públicos no Gerenciador de Anúncios.
Salve os públicos que deseja analisar.
Selecione os públicos salvos e clique em Mostrar sobreposição de público.
Se a sobreposição for alta, significa que os públicos não são distintos, e você pode acabar testando o mesmo público mais de uma vez, comprometendo a eficácia do teste.

Sobreposição de público

Pense que cada círculo na imagem acima representa um grupo de pessoas:

  • O círculo A é um grupo de pessoas.
  • O círculo B é outro grupo de pessoas.
  • O círculo C é um grupo menor dentro do grupo A.

O que isso significa?
Todo mundo que está no grupo C também faz parte do grupo A.

Exemplo: Se A fosse “pessoas que gostam de esportes” e C fosse “pessoas que jogam futebol”, então todo mundo que joga futebol gosta de esportes.

O grupo A e o grupo B têm algumas pessoas em comum, mas não são iguais.

Exemplo: A pode ser “pessoas que gostam de esportes” e B pode ser “pessoas que gostam de música”. Algumas pessoas gostam dos dois, mas outras gostam só de um deles.
Nem todo mundo que está no grupo A está no grupo B.

Exemplo: Tem gente que gosta só de esportes e não de música, e tem gente que gosta só de música e não de esportes.

Lembrou do professor de Matemática da escola? Pois é! Entender sobreposição você não anunciará dois públicos iguais pensando ser diferentes.

Comente abaixo se a estrutura de campanha no Facebook Ads que fiz te ajudou a entender. Obrigado e volte sempre!

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