UTM Google Para Saber A Origem Das Suas Compras

UTM Google Para Saber A Origem Das Suas Compras

Você deseja saber um pouco mais sobre o UTM Google e acompanhar a origem das suas compras para saber qual campanha e qual anúncio tiveram mais eficácia e foram responsáveis por gerar compras? Isso é possível através dos parâmetros UTM.

O que são os parâmetros UTM?

A definição de UTM é “Urchin Tracking Module”, que significa “Monitor de Tráfego do Urchin”. Ele funciona através de um pequeno pedaço de código inserido em suas campanhas, permitindo identificar as origens de uma determinada compra ao analisar os dados no Google Analytics 4.

Ao acessar o Google Analytics 4, você pode visualizar visitantes, acessos a páginas específicas e também compras. A origem é identificada com a configuração do UTM Google para saber a origem das suas compras. Para isso, é essencial que você tenha instalado previamente os códigos iniciais do Google Analytics e os tenha inserido pelo Google Tag Manager, configurando corretamente as tags.

A importância dos parâmetros UTM

Para entender melhor os parâmetros da URL, é importante saber que existem diversos tipos. No entanto, os principais ajudam a identificar qual campanha gerou a venda e qual anúncio foi responsável. No caso de campanhas de pesquisa, é possível descobrir até mesmo a palavra-chave que acionou o anúncio e resultou na conversão. Todas essas informações podem ser analisadas dentro do GA4.

A instalação dos UTMs nas suas campanhas é essencial para ter mais controle sobre os resultados. Com isso, você saberá a origem das suas compras, qual campanha e qual palavra-chave tiveram melhor desempenho. Assim, poderá focar nos elementos que geram mais vendas e pausar aqueles que não estão convertendo.

Este é um exemplo prático de como otimizar suas campanhas no Google Ads de forma muito mais eficiente utilizando UTMs. Agora, vou compartilhar com você os UTMs que utilizo e como aplicá-los. Vamos lá:

Copie e cole o UTM Google que eu utilizo: utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign={campaignid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword}

O utm_source identifica qual plataforma veio a venda, exemplo: Google, Facebook e Instagram; Na utm que utilizo eu coloquei “google” pois eu inseri nas campanhas do Google.

Já o utm_medium você coloca se veio dos anúncios ou por outros lugares como email. Eu utilizei “cpc” pois saberei que veio das campanhas.

O utm_campaignid saberei qual campanha veio, o utm_content o anúncio e o utm_term a palavra chave que converteu em compras.

Saiba mais sobre as utms e quantas possibilidades existem.

Onde Inserir o Código

Insira o código nas configurações da campanha, depois em configurações avançadas, você encontrará Opções de URL da campanha. Insira no sufixo do URL final:

UTM Google

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